Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Transition of care for the elderly after cerebrovascular accidents - from hospital to the home / Transição do cuidado com o idoso após acidente vascular cerebral do hospital para casa / Transición del cuidado del adulto mayor despues del accidente cerebral vascular del hospital para casa

Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani; Marques, Sueli; Kusumota, Luciana; Santos, Emanuella Barros dos; Fhon, Jack Roberto da Silva; Fabrício-Wehbe, Suzele Cristina Coelho.
Rev. latinoam. enferm ; 21(spe): 216-224, Jan.-Feb. 2013. ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-666775

OBJETIVO:

examinar a transição do cuidado em famílias que cuidam de idosos que sofreram o primeiro episódio de acidente vascular cerebral.

METODOLOGIA:

foi utilizado o estudo de caso etnográfico instrumental. A amostra foi constituída por 20 sujeitos, sendo 10 cuidadores e 10 idosos, com 65 anos ou mais, de ambos os sexos, com diagnóstico de primeiro episódio de acidente vascular cerebral, capazes de se comunicarem, demandando cuidado de um cuidador principal na família. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observações, documentos existentes e notas de campo. Foram utilizadas técnicas de análises qualitativa para codificar, classificar os dados e formular categorias significativas, o que gerou tipologias de cuidado. RESULTADOS E DISCUSSÃO a ideia central foi a transição do cuidado e mostrou o contexto em três tipologias o processo de cuidar do idoso dependente, estratégias para o processo de cuidar e impacto e aceitação das limitações.

CONCLUSÃO:

os dados indicaram que o cuidado com o idoso, após o acidente vascular cerebral, é um desafio para a família. Os dados possibilitaram elaborar uma proposta de modelo para a organização do trabalho, visando a integralidade do cuidado nos serviços de saúde, formando uma rede de cuidado, o que constitui avanço para a área da enfermagem.
Biblioteca responsável: BR1.1