Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Práticas de aleitamento materno no município de Iguatu-CE / Breastfeeding practicesin the city ofIguatu-CE

Cavalcante, Lúcia Vanda Teixeira de Freitas; Rodrigues, Dafne Paiva; Pinto, Francisco José Maia; Queiroz, Maria Veraci Oliveira; Brasil, Eysler Gonçalves Maia; Amorim, Delane Uchoa.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 25(4)out.-dez. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-668534

Objetivo:

Analisar as práticas de aleitamento materno na Estratégia Saúde da Família.

Métodos:

Estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, realizado em Unidades de Saúde da Família da zona urbana do município de Iguatu-CE, Brasil, de agosto de 2008 a maio de 2009. Participaram da pesquisa 402 mães com filhos de até seis meses de idade que realizaram consultas de pré-natal. Foi utilizado um formulário com perguntas referentes à amamentação, dificuldades na amamentação, introdução de outros alimentos, alimentação infantil, realização de consultas pré-natais e visitas puerperais realizadas pela equipe. Os dados foram digitados no Programa SPSS 16.0, sendo analisados descritivamente.

Resultados:

Dentre as mães entrevistadas (402), a maioria referiu que estava amamentando os bebês (N = 343; 85,3%), mas introduzia outro alimento (N = 252; 62,6%), verificando-se prevalência baixa de aleitamento materno exclusivo. Das 252 entrevistadas que referiram oferecer outro alimento ao bebê, 158 (62,7%) ofereciam por conta própria, seguida daquelas que optavam por seguir a indicação de familiares e vizinhos (N = 63; 25%).

Conclusões:

O estudo revelou que as mães das Unidades de Saúde da Família de Iguatu-CE não amamentavam os filhos de forma exclusiva, mas com a introdução de outros alimentos (outro leite, mingau), demonstrando, assim, a baixa prevalência do aleitamento materno exclusivo.
Biblioteca responsável: BR6.1