Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The image of care delivery by Public Health Nurses as disseminated in Revista da Semana (1929) / A imagem do cuidado prestado pelas enfermeiras de saúde pública veiculada na Revista da Semana (1929) / La imagen del cuidado prestado por las Enfermeras de Salud Pública publicada en la Revista de la Semana (1929)

Deslandes, Anna Karina de Matos; Aguiar, Simone; Neto, Mercedes; Porto, Fernando Rocha.
Rev. latinoam. enferm ; 21(1): 412-418, Jan.-Feb. 2013. ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-669593

OBJETIVO:

analisar as imagens das enfermeiras de saúde pública na prestação dos cuidados à sociedade, no ano 1929, veiculadas pela Revista da Semana.

MÉTODO:

estudo histórico-semiótico. Os documentos utilizados foram imagéticos, aos quais foi aplicada uma matriz de análise e escritos, incluindo literatura da moda, linguagem corporal e outras de aproximação com o objeto de estudo. Os dados foram interpretados à luz das noções de representações objetais e hexis corporal do sociólogo Pierre Bourdieu.

RESULTADOS:

constatou-se que a distinção no uso dos uniformes, para as atividades executadas pelas enfermeiras de saúde pública, era uma estratégia de comunicação não verbal para se fazer ver e fazer crer nas visitas domiciliares.

CONCLUSÃO:

cabia à enfermeira de saúde pública, em especial, prestar cuidados aos doentes e orientá-los no sentido de se prevenir doenças, em prol do desenvolvimento da qualidade da saúde pública. O estudo teve a intenção de produzir conhecimento sobre registros imagéticos da prática do cuidado realizado pela enfermeira da Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, e fortalecer as pesquisas de história da enfermagem em saúde pública, no Brasil, contribuindo para um melhor entendimento do processo de construção da imagem da enfermeira.
Biblioteca responsável: BR1.1