Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização de pessoas em cirurgias cardíacas: estudo descritivo / Caracterización de personas en la cirugía cardiaca: estudio descriptivo / Characterization of people in cardiac surgeries: a descriptive study

Ponte, Keila Maria Azevedo; Silva, Lucia de Fatima da; Borges, Maria Cristina Leite Araújo; Aragão, Antonia Eliana Araujo; Arruda, Lidyane Parente; Galiza, Francisca Tereza de.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-672245

Objetivo:

Caracterizar os pacientes submetidos à cirurgia cardíaca em hospital de referência da região norte do Ceará.

Método:

Pesquisa quantitativa, descritiva, de análise documental realizado pela análise de 176 prontuários de acordo com os aspectos éticos da resolução 196/96.

Resultados:

Identificou-se predominância de pacientes masculinos, casados, residentes em municípios distantes do serviço de saúde com predomínio da faixa etária acima de 40 anos. A permanência hospitalar foi baixa e por isso, percebe-se redução de riscos relacionados à internação e também dos custos com estes serviços, os quais influenciam para o aumento da rotatividade e disponibilização de leitos. Discussão Foi evidenciada grande rotatividade e efetividade do serviço, possibilitando também vislumbrar que a principal cirurgia realizada é a revascularização do miocárdio em homens com a duração de internação em torno de quatro dias.

Conclusão:

Apesar dos riscos de uma cirurgia cardiovascular no hospital estudado, os pacientes recuperam-se com grande sucesso.
Biblioteca responsável: BR1208.1