Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A melanoma risk score in a Brazilian population / Um escore de risco para melanoma em uma população brasileira

Anais Brasileiros de Dermatologia; Bakos, Lucio; Mastroeni, Simeona; Bonamigo, Renan Rangel; Melchi, Franco; Pasquini, Paolo; Fortes, Cristina.
An. bras. dermatol ; 88(2): 226-232, abr. 2013. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-674169
FUNDAMENTOS importantes fatores de risco para melanoma cutâneo são reconhecidos, mas escores padronizados para avaliação individual ainda precisam ser elaborados.

OBJETIVOS:

o objetivo deste estudo foi desenvolver um escore de risco de melanoma cutâneo para uma amostra brasileira.

MÉTODOS:

verificar as estimativas dos principais fatores de risco para melanoma, derivado de uma meta-análise (estudo de base italiano) e, externamente, validar em uma população do sul do Brasil por um estudo caso-controle. Um total de 117 indivíduos foram avaliados.

RESULTADOS:

a variável com maior poder preditivo para o risco de melanoma cutâneo na população estudada foi a cor do cabelo (AUC 0,71, IC 95% 0,62-0,79). Outros fatores importantes para o modelo foram sardas, queimaduras solares, e cor de pele e cor dos olhos. Adicionando outras variáveis, como os nevos comuns, elastose, história familiar e lesões pré-malignas não houve melhora da capacidade preditiva.

CONCLUSÃO:

A capacidade discriminatória do modelo proposto mostrou-se superior ou comparável aos modelos de risco anteriores propostos para melanoma cutâneo. .
Biblioteca responsável: BR1.1