Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivendo o acidente vascular encefálico agudo: significados da doença para pessoas hospitalizadas / Experiencing acute stroke: the meaning of the illness for hospitalized patients / Viviendo el accidente cerebrovascular agudo: significado de la enfermedad para personas hospitalizadas

Maniva, Samia Jardelle Costa de Freitas; Freitas, Consuelo Helena Aires de; Jorge, Maria Salete Bessa; Carvalho, Zuíla Maria de Figueiredo; Moreira, Thereza Maria Magalhães.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 47(2): 362-368, abr. 2013. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-675965
Objetivou-se compreender o significado da experiência vivenciada pela pessoa adoecida por acidente vascular encefálico agudo. Trata-se de estudo qualitativo, fundamentado nos pressupostos teóricos do interacionismo simbólico, realizado em uma unidade especializada no tratamento de acidente vascular encefálico de um hospital terciário, situado na cidade de Fortaleza, CE. Participaram do estudo 10 pacientes. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista aberta e os dados foram organizados e analisados segundo a técnica de enunciação. Cumpriram-se todos os aspectos éticos. O significado da experiência de adoecimento foi construído com base na percepção dos sentimentos surgidos durante a hospitalização, caracterizados por medo da morte e das sequelas da doença; tristeza pelo distanciamento do lar; alívio, ao evidenciar-se melhora do quadro clínico, e desejo de mudança dos hábitos de vida. Apreendeu-se que a experiência de adoecimento por acidente vascular encefálico é complexa, e nela os significados são elaborados com base em sentimentos, ações e comportamentos dos sujeitos.
Biblioteca responsável: BR1.1