Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Incapacidades físicas em pessoas acometidas pela hanseníase no período pós-alta da poliquimioterapia em um município no Norte do Brasil / Physical disabilities in leprosy patients after discharge from multidrug therapy in Northern Brazil / Incapacidades físicas en personas afectadas por la hanseniasis en el período post alta de la poliquimioterapia en un municipio en el norte de Brasil

Monteiro, Lorena Dias; Alencar, Carlos Henrique Morais de; Barbosa, Jaqueline Caracas; Braga, Katiane Pereira; Castro, Milene Damous de; Heukelbach, Jorg.
Cad. saúde pública ; 29(5): 909-920, Mai. 2013. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-676026
Danos neurais contribuem para a incapacidade física na hanseníase. O objetivo foi estimar a prevalência de indivíduos com incapacidade física após a alta de poliquimioterapia da hanseníase em Araguaína, Tocantins, Brasil. Estudo transversal com 282 casos novos de 2004 a 2009. O grau de incapacidade no diagnóstico e na cura foi coletado de prontuários e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. No pós-alta usou-se o formulário de avaliação neurológica simplificada. A prevalência de incapacidade foi de 29,4%, sendo 8,9% grau 2. Houve associação entre incapacidades físicas com multibacilares (p < 0,001) e com episódios reacionais (p < 0,001). No diagnóstico, a ocorrência de deformidades foi 1,7 vez maior nos homens (IC95% 1,23-2,37). Entre o diagnóstico e a alta houve piora do grau de incapacidade e esta piora foi maior após a alta 25%. A piora do grau de incapacidade foi mais expressiva após a alta, apresentando associação com multibacilares e episódios reacionais. É preciso monitoramento contínuo de casos em alta, para prevenir sequelas e limitação funcional.
Biblioteca responsável: BR1.1