Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acolhimento em uma unidade básica de saúde: perfil dos pacientes, queixas apresentadas e conduta dos profissionais de saúde / A study of patient partnership at a primary health care unit in São Paulo city

Cabral, Dayane Maia Costa; Henrique, Alyne Martins; Bracher, Eduardo Sawaya Botelho; Brandão, José Ricardo de Mello.
Rev. APS ; 15(3)set. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-676063

Objetivo:

Conhecer o perfil dos usuários que procuram o acolhimento em uma Unidade Básica de Saúde. Identificar as queixas apresentadas pelos usuários e a forma de condução dos casos pelos profissionais de saúde.

Metodologia:

Foram entrevistados todos os usuários que procuraram acolhimento de janeiro a março de 2007. Foram verificados dados sociodemográficos e o motivo de procura ao acolhimento. Os prontuários foram consultados, registrando o profissional responsável pelo atendimento, diagnóstico e conduta.

Resultados:

1.061 participantes foram entrevistados, com predomínio de mulheres, pessoas casadas, com ensino fundamental incompleto e idade entre 21 e 60 anos. Alterações respiratórias foram relatadas por 21% dos participantes, seguindo-se queixas de dor (20%). A maioria (60%) foi atendida por médicos e medicamentos foram prescritos para 86% dos usuários. Hipóteses diagnósticas foram registradas em 24% dos prontuários.

Conclusão:

A dor foi o principal motivo de busca pelo acolhimento, seguindo-se queixas respiratórias. A maioria dos usuários foi submetida a avaliação médica e o tratamento medicamentoso foi a conduta mais frequente.
Biblioteca responsável: BR378.1