Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil epidemiológico dos casos de hanseníase de um centro de saúde da família / Perfil epidemiológico de los casos de lepra en um centro de salud de la família / Epidemiological profile of leprosy cases in a Family Health Center

Souza, Viviane Bezerra de; Silva, Maria Rocineide Ferreirada; Silva, Lucilane Maria Sales da; Torres, Raimundo Augusto Martins; Gomes, Kilma Wandeley Lopes; Fernandes, Marcelo Costa; Jereissati, José Musse Costa Lima.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-677928

Objetivo:

Revelar as características clínicas e epidemiológicas de pacientes diagnosticados com hanseníase, entre o ano de 2007 e 2008, em uma Unidade Básica de Saúde da Família do município de Fortaleza-CE, Brasil.

Método:

Estudo documental, quantitativo e descritivo. A amostra do estudo foi composta por todos os prontuários dos pacientes atendidos e diagnosticados com hanseníase no período compreendido entre 2007 a 2008, totalizando um quantitativo de 55. Os dados, transcritos, tabulados e numerados foram expostos em tabelas e gráficos.

Resultados:

Observou-se a concentração de casos na faixa etária economicamente ativa; gênero feminino (37 - 67%); cor/raça parda (36 - 65,5%); baixo nível de escolaridade, com concentração no fundamental incompleto (25 - 45,5%). O percentual de cura em 2007 foi de 95,5% (21 casos) e, em 2008, de 57,2% (19 casos). O número de casos com formas clínicas multibacilares era alto, revelando o diagnóstico realizado tardiamente e mantendo a transmissão da doença.

Conclusão:

A compreensão do perfil epidemiológico e das características clínicas dos pacientes com diagnóstico de hanseníase é de fundamental importância para a construção de estratégias direcionadas para esse grupo, buscando políticas publicas que atendam as necessidades dos profissionais da saúde e fortaleçam as atividades de prevenção de agravos e promoção da saúde da população.
Biblioteca responsável: BR6.1