Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Spatial distribttion of phlebotominae in puertoiguazu-misiones, Argentina-Brazzil-Paraguay border aeaa / Distribuicao espacial de Phlebotominae em Puerto Iguazu, Misiones, area de fronteira da Argentina-Brasil-Paraguai

Revista do Instituto de Medicina Tropical de Sao Paulo; Santini, Maria Soledad; Gould, Ignacio Tomas; Acosta, Mariana Manteca; Berrozpe, Pablo; Acardi, Soraya Alejandra; Fernandez, Maria Soledad; Gomez, Andrea; Salomon, Oscar Daniel.
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 55(4): 239-243, Jul-Aug/2013. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-679542
RESUMO O primeiro caso humano autóctone de leishmaniose visceral (LV) na Argentina ocorreu na cidade de Posadas (Misiones) em 2006, desde então, tem ocorrido um aumento na incidência e distribuição geográfica da doença. No período entre 2006 e 2012 foram detectados 107 casos humanos com 11 mortes. Em 2010 se constatou a presença de Lutzomyia longipalpis no município de Puerto Iguazú, localizado na fronteira entre Argentina-Brasil-Paraguai. O presente estudo teve como objetivo investigar a abundância e distribuição de Lu. longipalpis no município de Puerto Iguazú. Lu. longipalpis foi encontrada exclusivamente na área urbana, em 31% das amostras coletadas dos domicílios de referência (n = 53), 67% das quais pertenciam às áreas de baixa abundância, 20% às de moderada e 13% às de alta abundância da espécie. Nyssomyia whitmani foi coletado em ambientes urbanos e periurbanos e Migonemyia migonei, somente nas periferias da cidade. Na atualidade, a cidade de Puerto Iguazú é considerada como de risco moderado; por isso, é necessário intensificar o controle tanto de casos humanos como de caninos e levar em conta as medidas de prevenção e controle do ambiente, dos vetores e dos reservatórios na zona de fronteira Argentina-Brasil-Paraguai. .
Biblioteca responsável: BR1.1