Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

SAPS 3, APACHE IV or GRACE: which score to choose for acute coronary syndrome patients in intensive care units? / SAPS 3, APACHE IV ou GRACE: qual escore escolher para pacientes com sindromes coronarianas agudas na unidade de terapia intensiva?

Sao Paulo Medical Journal; Junior, Antonio Paulo Nassar; Mocelin, Amilcar Oshiro; Andrade, Fabio Moreira; Brauer, Leonardo; Giannini, Fabio Poianas; Nunes, Andre Luiz Baptiston; Dias, Carlos Augusto.
São Paulo med. j ; 131(3): 173-178, 2013. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-679557
CONTEXTO E OBJETIVO Síndromes coronarianas agudas (SCA) são causa comum de admissão à unidade de terapia intensiva (UTI). Escores prognósticos específicos foram desenvolvidos e validados para pacientes com SCA e, dentre esses, o GRACE (Registro Global de Eventos Coronarianos Agudos) tem tido a melhor performance. No entanto, os intensivistas normalmente usam escores desenvolvidos para populações heterogêneas de pacientes graves, como o APACHE IV (Avaliação de Saúde Crônica e Fisiologia Aguda IV) e o SAPS 3 (Escore Fisiológico Agudo Simplificado 3). O presente estudo objetiva avaliar e comparar a performance desses três escores em uma população não selecionada admitida com diagnóstico de SCA. TIPO DE ESTUDO E LOCAL Estudo retrospectivo observacional para a avaliação de três escores prognósticos em uma população admitida com SCA em três UTIs gerais de hospitais particulares em São Paulo. MÉTODOS Todos os pacientes admitidos com SCA de julho de 2008 a dezembro de 2009 foram avaliados para inclusão no estudo. Foram avaliadas a calibração e a discriminação dos escores em predizer a mortalidade hospitalar. RESULTADOS Um total de 1.065 pacientes foi incluído. A calibração foi adequada para o APACHE IV e para o GRACE, mas não para o SAPS 3. A discriminação foi muito boa para todos os escores (área sob a curva de 0,862; 0,860 e 0,804 para GRACE, APACHE IV e SAPS 3). CONCLUSÕES Nesta população de pacientes com SCA admitidos à UTI, os escores GRACE e APACHE IV apresentaram uma calibração adequada, mas o SAPS 3 não. Todos os escores tiveram uma discriminação muito boa. O GRACE e o APACHE IV podem ser usados para pre...
Biblioteca responsável: BR1.1