Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento e mudanças de comportamento de mulheres junto a fatores de risco para câncer de colo uterino / Knowledge and behavior changes in women with risk factors for cervical cancer

Eduardo, Kilvia Gardênia Torres; Moura, Escolástica Rejane Ferreira; Nogueira, Paula Sacha Frota; Costa, Carolina Barbosa Jovino de Sousa; Pinheiro, Ana Karina Bezerra; Silva, Raimunda Magalhães da.
Rev Rene (Online) ; 13(5): 1045-1055, 2012.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-679870
Objetivou-se identificar fatores de risco para câncer de colo uterino; verificar conhecimento acerca destes e as mudanças adotadas a partir do conhecimento dos fatores de risco. Estudo transversal, de campo, realizado de maio a agosto de 2007, com 390 mulheres que realizaram exame preventivo. Fatores de risco encontrados idade, parceria eventual, classe econômica e escolaridade baixas, não realização do exame preventivo, baixo peso, tabagismo, uso de anticoncepcionais hormonais e fatores sexuais e reprodutivos; 239 (61,3%) referiram pelo menos um fator de risco. Mudanças adotadas a partir do conhecimento dos fatores de risco realização do exame preventivo e do tratamento prescrito; comportamento sexual seguro (monogamia; uso de preservativo).
Biblioteca responsável: BR6.1