Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores de risco da doença coronariana em pacientes que realizaram revascularização miocárdica / Risk factors of coronary disease in patients who have undergone myocardial revascularization

Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Araújo, Thelma Leite de; Lopes, Marcos Vinícius de Oliveira; Silva, Lucia de Fatima da; Monteiro, Ana Ruth Macedo; Oliveira, Sherida Karanini Paz de.
Rev Rene (Online) ; 13(4)set.-dez. 2012.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-679889
O objetivo foi verificar a frequência dos fatores de risco da doença coronariana em pacientes que realizaram revascularização do miocárdio. Estudo descritivo, desenvolvido no ambulatório de um hospital público, referência em cardiologia, Fortaleza-Ceará, Brasil. A amostra foi composta por 78 pacientes que se submeteram à cirurgia de revascularização do miocárdio. Os dados foram coletados nos prontuários e por avaliações do paciente na alta hospitalar. Os fatores de risco para doença arterial coronariana avaliados foram hipertensão arterial (83,3%), diabetes (46,2%), dislipidemia (46,2%), obesidade (67,9%), sedentarismo (57,7%) e tabagismo (34,6%). Conclui-se que a hipertensão arterial, a obesidade e o sedentarismo foram os fatores de risco mais frequentes nos pacientes que realizaram revascularização do miorcárdio e que a maior parte deles apresentou no mínimo três fatores de risco.
Biblioteca responsável: BR6.1