Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Knowledge of users of low-dose oral combined contraceptives about the method / Conhecimento de usuarias de anticoncepcional oral combinado de baixa dose sobre o metodo / El conocimiento de las usuarias sobre el metodo de anticonceptivos orales de dosis bajas combinados

Revista Latino-Americana de Enfermagem; Americo, Camila Felix; Nogueira, Paula Sacha Frota; Vieira, Rebeca Pinho Romero; Bezerra, Cleide Gomes; Moura, Escolastica Rejane Ferreira; Lopes, Marcos Venicios de Oliveira.
Rev. latinoam. enferm ; 21(4): 928-934, Jul-Aug/2013. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-682001

OBJETIVOS:

identificar o conhecimento de usuárias de anticoncepcional oral combinado sobre uso correto, efeitos colaterais e complicações relacionados a esse uso; verificar correlação entre o conhecimento sobre o método com idade, escolaridade, renda familiar mensal e tempo de uso.

MÉTODO:

estudo transversal, desenvolvido em Fortaleza, Ceará, Brasil, de março a julho de 2010, com 294 mulheres. Os dados foram coletados por meio de entrevista.

RESULTADOS:

setenta e cinco por cento apresentaram conhecimento substancial para o uso correto e efeitos colaterais e nenhum conhecimento para complicações. Quanto maior a escolaridade e a renda familiar maior o conhecimento das mulheres sobre o uso correto do método. Correlação positiva sugere que mulheres que usaram o método por mais tempo conheciam mais sobre seus efeitos colaterais.

CONCLUSÃO:

há lacunas no conhecimento sobre o método, sendo essas influenciadas por variáveis socioeconômicas e tempo de uso. .
Biblioteca responsável: BR1.1