Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consulta de enfermagem ao usuário hipertenso acompanhado na atenção básica / Nursing consultation to the user with hypertension in primary attention

Felipe, Gilvan Ferreira; Moreira, Thereza Maria Magalhães; Silva, Lúcia de Fátima da; Oliveira, Andressa Suelly Saturnino de.
Rev. RENE ; 12(2): 287-294, abr.-maio 2011.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-682108
Na atenção básica, o cuidado de enfermagem ao usuário hipertenso pode ser prestado durante a consulta de enfermagem. Objetivou-se analisar as atividades desenvolvidas pelo enfermeiro durante a consulta de enfermagem ao usuário hipertenso na atenção básica. Estudo descritivo, quantitativo, desenvolvido em três Centros de Saúde da Família da Secretaria Executiva Regional IV de Fortaleza-CE, por meio do acompanhamento de 39 consultas e preenchimento de um check list. Verificou-se que as consultas abordaram, com maior frequência, a identificação do tratamento prévio da hipertensão (100,0%), a ingestão de substâncias hipertensoras (61,5%), a investigação dos fatores de risco cardiovascular modificáveis (53,8%), a observação da aparência do usuário (100,0%), a verificação da pressão arterial (100,0%) e implementação de cuidados de enfermagem (87,2%), com destaque para a educação em saúde. Apesar disso, concluiu-se que alguns aspectos importantes não estavam sendo abordados durante a consulta, o que pode ocasionar atendimento deficiente aos usuários com hipertensão.
Biblioteca responsável: BR6.1