Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevenção do câncer de colo uterino: adesão de enfermeiros e usuárias da atenção primária / Uterus cancer prevention: adherence of nurses and users to the primary Care

Mendonça, Francisco Antonio da Cruz; Sampaio, Luis Rafael Leite; Jorge, Roberta Jeane Bezerra; Silva, Raimunda Magalhães da; Linard, Andrea Gomes; Vieira, Neiva Francenely Cunha.
Rev. RENE ; 12(2): 261-270, abr.-maio 2011.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-682111
Estudo qualitativo que objetivou analisar a compreensão de enfermeiros e usuárias da atenção primária sobre a adesão da prevenção do câncer de colo uterino. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, de setembro a novembro de 2008, com sete enfermeiros e 17 usuárias de Uruburetama-CE, Brasil, sendo analisados pelo método da análise de conteúdo. Observou-se a adesão dos enfermeiros e das usuárias relacionada ao autocuidado como motivo para busca da prevenção. Os enfermeiros apontaram deficiência na organização, do suprimento de insumos e da manutenção de materiais na atenção primária, como fatores que dificultavam a realização do exame, enquanto que para as usuárias, a vergonha, medo e nervosismo eram variáveis que retardavam a procura pelo atendimento. Os resultados do estudo apontam para a importância da prevenção como recurso importante para manutenção da saúde feminina, embora encontrem entraves para realização destas ações.
Biblioteca responsável: BR6.1