Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência contra a mulher: caracterização de casos atendidos em um centro estadual de referência / Violence against women: characterization of cases assisted in a state reference center

Costa, Aída Miranda da; Moreira, Karla de Abreu Peixoto; Henriques, Ana Ciléia Pinto Teixeira; Marques, Juliana Freitas; Fernandes, Ana Fátima Carvalho.
Rev. RENE ; 12(3): 627-635, jul.-set. 2011.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-682125
Estudo descritivo, quantitativo, cujos objetivos foram traçar o perfil socioeconômico e tocoginecológico de mulheres vítimas de violência, identificar os principais tipos de violência e conhecer os motivos desta. Realizado em um Centro Especializado de Referência em atendimento a mulheres vítimas de violência, em Fortaleza-CE, Brasil. Foram entrevistadas 64 mulheres entre abril e maio/2009. Encontrou-se um perfil de mulheres jovens (75%), com 1 a 3 filhos (73,4%), que viviam com o companheiro (81,2%), principal agressor (81,2%), que cometeu principalmente violência psicológica (100%) na própria residência (84,3%). As lesões físicas resultaram em denúncia, na maioria dos casos (93,5%), porém poucos resultaram na realização de exames de corpo de delito (42%). Enfatiza-se o papel dos profissionais de saúde em reconhecer possíveis situações de violência e desta forma orientar e encaminhar as vítimas às unidades de referência, de modo a prevenir a ocorrência de novos casos de violência.
Biblioteca responsável: BR6.1