Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização de pacientes pediátricos asmáticos atendidos em um centro de saúde de Fortaleza / Characterization of pediatric patients with asthma treated in a health center of Fortaleza

Silva, Sabrina Ferreira da; Monte, Alana Santos; Costa, Camila Chaves da; Joventino, Emanuella Silva; Gomes, Ana Lúcia Araújo; Ximenes, Lorena Barbosa.
Rev. RENE ; 12(n.esp): 973-979, dez. 2011.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-682488
Objetivou-se caracterizar o perfil de pacientes pediátricos asmáticos usuários de um Programa de Atenção Integrada à Criança com Asma; verificar associações entre as crises asmáticas, presença de animais no domicílio e ocorrência do aleitamento materno. Estudo retrospectivo, documental, quantitativo que analisou 152 prontuários de crianças asmáticas do programa. A maioria das crianças estudadas era do sexo masculino (91–59,9 por cento) e possuía idade maior que cinco anos (80–53 por cento), cujas residências possuíam quatro moradores (45–39,8 por cento), identificando-se 53 (34,2 por cento) fumantes. Havia animais dentro do domicílio da maioria das crianças que apresentaram menos de duas (35–33 por cento) e mais de duas (9–8,5 por cento) crises asmáticas semanais. Verificou-se ocorrência de asma entre crianças que receberam leite materno (41–34,4 por cento). Ressalta-se a importância do Programa de Atenção Integrada à Criança com Asma para a promoção da saúde infantil.
Biblioteca responsável: BR6.1