Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desempleo y bienestar psicológico en Brasil y España: un estudio comparativo / Unemployment and psychological well-being in Brazil and Spain: a comparative study / Desemprego e bem-estar psicológico no Brasil e Espanha: um estudo comparativo

Estramiana, José Luis Álvaro; Gondim, Sonia Maria Guedes; Luque, Alicia Garrido; Luna, André de Figueiredto; Dessen, Marina Campos.
Rev. psicol. organ. trab ; 12(1): 5-16, abr. 2012. ilus
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: lil-682967
Trata-se de um estudo empírico correlacional, cujo objetivo foi o de analizar as relações entre desemprego e bem-estar psicológico, comparando amostras de trabalhadores empregados e desempregados do Brasil e da Espanha. O estudo também teve a finalidade de analisar as diferenças em cada amostra de desempregados dos dois países em função do sexo, idade, tempo de desemprego, além de procurar investigar o papel das atribuições de causas do desemprego no bem-estar psicológico de desempregados brasileiros e espanhóis. Os resultados indicam que o desemprego está asociado à deterioração do bem-estar psicológico, especialmente na amostra espanhola, e que estas diferenças independem do tempo de duração do desemprego, sexo e idade. O tipo de atribuição de causas do desemprego é significativo somente para a amostra española, sendo que as atribuições sociais e fatalistas estão relacionadas a menor deterioração da saúde mental.
Biblioteca responsável: BR19.1