Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Apoio à parturiente por acompanhante de sua escolha em uma maternidade-escola / El apoyo prestado por el acompañante seleccionado por la parturienta en una maternidad escuela / The support of the companion choosen by the pregnant mother in a maternity school

Alves, Marcela Caetano; Brüggemann, Odaléa Maria; Bampi, Ricardo Roberto; Godinho, Viviane Gonzaga.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 5(3): 153-164, jul.-set. 2013.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-683556

Objetivo:

Compreender a inserção do acompanhante no centro obstétrico e identificar as ações de apoio à parturiente desenvolvidas no trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

Método:

Trata-se de uma pesquisa exploratório descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados de setembro a novembro de 2011, por meio de observação participante não estruturada com 17 acompanhantes, que permaneceram no centro obstétrico de uma maternidade-escola. A análise dos dados foi pelo processo de apreensão, síntese, teorização e transferência.

Resultados:

Emergiram cinco categorias Aspectos relacionados com a inserção do acompanhante no centro obstétrico; As ações de apoio do acompanhante no pré-parto; O papel do acompanhante no momento do parto; O primeiro contato do acompanhante com o recém-nascido e A interação do acompanhante com o binômio no pós-parto imediato.

Conclusão:

O acompanhante desenvolve ações de apoio em todos os períodos clínicos do parto, no entanto, tem maior autonomia e sente-se mais confiante no pré-parto
Biblioteca responsável: BR1.1