Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado de enfermagem segundo a teoria de Orem: assistência a paciente com transtorno afetivo bipolar / Atención de enfermería según la teoría de Orem: asistencia a un paciente con trastorno afectivo bipolar / Nursing care according to the Orem's theory: care for a patient with bipolar affective disorder

Sales, Diane Sousa; Oliveira, Eliany Nazaré; Brito, Maria da Conceição Coelho; Rodrigues, Thamy Braga; Souza, Ângela Maria Alves e.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 5(3): 311-317, jul.-set. 2013.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-683567

Objetivo:

Analisar a sistematização da assistência de enfermagem (SAE) oferecida a uma idosa portadora de transtorno afetivo bipolar (TAB), norteando-se pelos preceitos da Teoria do Autocuidado de Orem.

Métodos:

Durante a assistência domiciliar foram realizadas dez visitas domiciliares à paciente, para elaborar um plano de cuidados envolvendo diretamente a família. Nesse contexto, foram avaliadas a família e a paciente, por meio do Modelo Calgary de Avaliação Familiar (MCAF), e foram planejados cuidados utilizando a SAE.

Resultados:

Constatou-se que a paciente compreende a importância da sua família para seu cuidado e que, apesar das discussões, o vínculo de afeto é forte, sendo observada a necessidade de incluir mais conversas no dia a dia.

Conclusão:

Compreende-se a importância de intervenções junto ao paciente e a família, para minimizar os efeitos da doença em seu relacionamento. Além disso, é fato que idosos portadores de TAB frequentemente tenham diferentes necessidades de tratamento em comparação com indivíduos jovens
Biblioteca responsável: BR1.1