Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados paliativos em pacientes com HIV/AIDS: princípios da bioética adotados por enfermeiros / Palliative care for HIV/AIDS patients: bioethical principles adopted by nurses

Vasconcelos, Monica Ferreira de; Costa, Solange Fátima Geraldo da; Lopes, Maria Emília Limeira; Abrão, Fátima Maria da Silva; Batista, Patricia Serpa de Souza; Oliveira, Regina Celia.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 18(9): 2559-2566, Set. 2013.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-684663
Neste estudo, objetivou-se investigar os princípios da Bioética considerados pelos enfermeiros inseridos na pesquisa ao assistir o paciente com HIV/Aids sob cuidados paliativos. Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com doze enfermeiros em um Hospital público da cidade de João Pessoa (PB). Para a coleta dos dados, utilizou-se um formulário. O material empírico foi analisado qualitativamente, por meio da técnica de análise de conteúdo. Da análise qualitativa, emergiram as categorias Respeito à autonomia do paciente com HIV/Aids sob cuidados paliativos; e, Valorização dos princípios da beneficência, não maleficência e justiça na prática dos cuidados paliativos ao paciente com HIV/Aids. Os resultados mostraram que os participantes da pesquisa reconhecem a importância dos princípios da Bioética na assistência ao paciente com HIV/Aids sob cuidados paliativos. O trabalho traz uma reflexão e suscita a realização de novos estudos que possam contribuir para melhorar a qualidade de vidas desses pacientes com uma prática pautada em princípios éticos.
Biblioteca responsável: BR1.1