Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O perfil dos pacientes estomizados com diagnóstico primário de câncer de reto em acompanhamento em programa de reabilitação / The profile of the ostomy patients with a primary diagnosis of rectal cancer in follow-up by a rehabilitation program

Ramos, Raquel de Souza; Barros, Monica Dalia; Santos, Manassés Moura dos; Gawryszewiski, Ana Raquel Bonder; Gomes, Antonio Marcos Tosoli.
Cad. saúde colet., (Rio J.) ; 20(3): 280-286, jul. 12. graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-684834
Trata-se de um estudo observacional, transversal, que teve como objeto o perfil da clientela estomizada com diagnóstico de câncer de reto atendida em uma unidade pública municipal do Rio de Janeiro, referência em média e alta complexidade de reabilitação, cujos objetivos foram identificar o perfil de clientes estomizados assistidos no programa e discutir o impacto dessas informações na programação gerencial. Os dados foram coletados da base de dados informatizada de um Programa de Ostomizados, e foram avaliados os pacientes com diagnóstico primário de câncer de reto ativos no programa. Definiu-se como variáveis sexo, faixa etária, tempo de permanência do estoma e captação de pacientes. Os resultados mostraram que o sexo feminino é o de maior prevalência na amostra investigada, bem como a faixa etária acima de 60 anos, com predominância de colostomias definitivas. Sugere-se articulação com o Programa de Saúde da Mulher e do Idoso, como também a revisão de protocolos institucionais, além da interface com a Gerência de Câncer e com outros grandes centros de oncologia para a realização de estudos multicêntricos e promoção de atividades de prevenção de agravos por neoplasias.
Biblioteca responsável: BR1.1