Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Establishing th reference range for t lymphocyes subpopulations in adults andd children from Brazil / Estabelecimento de valores de referencias para subpopulacoes de linfocitos T em adultos e criancas no Brasil

Revista do Instituto de Medicina Tropical de Sao Paulo; Torres, Alex Jose Leite; Angelo, Ana Luiza Dias; Silva, Marcio Oliveira; Bastos, Milena de Carvalho; Souza, Denise Ferreira de; Inocencio, Lilian Amaral; Lemos, Jose Alexandre Rodrigues de; S. Junior, Ruy; Castro, Andrea Cauduro de; Palma, Patricia Vianna Bonnini; Ceci, Loredana; Netto, Eduardo Martins; Brites, Carlos.
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 55(5): 323-328, Sep-Oct/2013. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-685547
RESUMO Os valores de referências de linfócitos T existentes no Brasil são baseados em dados originados de outros países. Não existem dados locais da variação normal para estes parâmetros em adultos e crianças brasileiras. Avaliamos a variação normal encontrada em doadores de sangue de cinco grandes cidades brasileiras em diferentes regiões e em crianças residentes em Salvador e Rio de Janeiro. Todas as amostras foram processadas por citometria de fluxo. Os resultados foram analisados de acordo com região, gênero e estilo de vida dos doadores. Um total de 641 adultos (63% homens) e 280 crianças (58% meninos) participaram do estudo. Valores absolutos de CD3+ e CD4+ foram significantemente maiores no gênero feminino (adultos e crianças). Maiores valores de CD4+ em adultos foram associados com tabagismo, enquanto que maiores valores de CD8+ foram encontrados entre crianças do sexo feminino. Adultos das regiões sul e sudeste apresentaram maiores valores absolutos para todas as células T enquanto que adultos da região norte, apresentaram menores valores. Indivíduos residentes no nordeste e centro-oeste obtiveram contagens intermediárias para todas as populações de células T. Entretanto, estas diferenças entre as regiões, não demonstraram diferença estatística. No Brasil, gênero e tabagismo foram os principais determinantes para diferenças em valores de referências de linfócitos T. .
Biblioteca responsável: BR1.1