Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalence of hrrpes simplex virus type 2 and rsk factors associated with thiss infection in women in southern Brazil / Prevalencia do herpes virus tipo 2 e fatores de risco associados a sua infeccao em mulheres do sul do Brasil

Revista do Instituto de Medicina Tropical de Sao Paulo; Caldeira, Thais Duquia Moraes; Goncalves, Carla Vitola; Oliveira, Gisele Rodrigues de; Fonseca, Tania Vieira da; Goncalves, Regina; Amaral, Clair Teixeira do; Hora, Vanusa Pousada da; Martinez, Ana Maria Barral de.
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 55(5): 315-321, Sep-Oct/2013. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-685549
RESUMO O vírus herpes simplex tipo 2 (HVS-2) é uma das infecções mais prevalentes em todo o mundo. Considera-se um co-factor na aquisição do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e na persistência do papilomavirus humano (HPV). Este estudo tem como objetivo avaliar a prevalência de HSV-2 usando a reação em cadeia da polimerase (PCR) e fatores associados em pacientes atendidos na Universidade Federal do Rio Grande e em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Rio Grande, Brasil. A prevalência de HSV-2 encontrada neste estudo foi de 15,6%. Entre as 302 mulheres estudadas, 158 haviam recebido assistência na UBS e 144 foram atendidos na FURG. A prevalência de HSV-2 nestes grupos foi de 10,8 e 20,8%, respectivamente, com RR 1,9 e p = 0,012. Conhecer o exame de Papanicolaou, e presença de lesão não teve associação com infecção HSV-2. A análise multivariada mostrou que a variável que influencia no risco de infecção HSV-2 foi o paciente ter HIV, com risco relativo 1,9 e p = 0,04. Discussão As úlceras genitais são importante porta de entrada para o vírus HIV e o uso do preservativo é estratégia importante para reduzir a transmissão do HIV e do HSV-2. .
Biblioteca responsável: BR1.1