Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

ACUTE KIDNEY INJURY CAUSED BY Crotalus AND Bothrops SNAKE VENOM: A REVIEW OF EPIDEMIOLOGY, CLINICAL MANIFESTATIONS AND TREATMENT / Lesão renal aguda causada pelo veneno das cobras Crotalus e Bothrops: revisão da epidemiologia, das manifestações clínicas e do tratamento

Revista do Instituto de Medicina Tropical de Sao Paulo; Albuquerque, Polianna L.M.M.; N. Jacinto, Camilla; Silva Junior, Geraldo B.; Lima, Juliana B.; Veras, Maria do Socorro B.; Daher, Elizabeth F..
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 55(5): 295-301, Sep-Oct/2013. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-685552
RESUMO Os acidentes ofídicos são importante problema de saúde pública devido à incidência, morbidade e mortalidade. Aumento do número de casos tem sido registrado no Brasil nos últimos anos. Vários estudos apontam para a importância do conhecimento das complicações clínicas e do tratamento adequado desses acidentes. Entretanto o conhecimento dos fatores de risco não é suficiente, e existe número crescente de óbitos devido a esses acidentes no Brasil. Neste contexto, a injúria renal aguda (IRA) aparece como uma das principais causas de óbito e sequela nestas vítimas, que são principalmente homens trabalhadores de zonas rurais. Os gêneros Bothrops e Crotalus são os principais responsáveis pelo envolvimento renal nos acidentes ofídicos na América do Sul. O presente estudo faz uma revisão da literatura sobre a IRA causada pela picada das serpentes dos gêneros Bothrops e Crotalus em suas diversas características, enfatizando a abordagem terapêutica mais adequada para estes casos. Estudos recentes tem sido realizados para a busca de terapias complementares para o tratamento dos acidentes ofídicos, incluindo o uso de ácido lipóico, sinvastatina e alopurinol. Algumas plantas, como a Apocynaceae, Lamiaceae e Rubiaceae parecem ter papel benéfico no tratamento destes envenenamentos. Estudos futuros irão certamente encontrar novas estratégias terapêuticas para os acidentes ofídicos. .
Biblioteca responsável: BR1.1