Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Epidemiologicalpprofile of snakebite accidents in a metropolitan area of northeast Brazil / Perfil epidemiologico dos acidentes por picada de cobra em regiao metropolitana do nordeste do Brasil

Revista do Instituto de Medicina Tropical de Sao Paulo; Albuquerque, Polianna L.M.M.; Silva Junior, Geraldo B.; Jacinto, Camilla N.; Lima, Caroline B.; Lima, Juliana B.; Veras, Maria do Socorro B.; Daher, Elizabeth F..
Rev. Inst. Med. Trop. Säo Paulo ; 55(5): 347-351, Sep-Oct/2013. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-685555
RESUMO O objetivo deste estudo é descrever o perfil epidemiológico dos acidentes ofídicos atendidos e notificados ao Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX), em Fortaleza, Ceará, Brasil. Foram analisadas informações sobre os acidentes ofídicos relativos ao período compreendido entre janeiro de 2003 a dezembro de 2011, por meio de banco de dados. Os resultados demonstraram 1063 casos notificados ao CEATOX, Ceará. Os acidentes ocorreram principalmente em meses chuvosos (março, abril e maio), em áreas urbanas (52,3%), em uma faixa etária menor de 50 anos, acometendo predominantemente o sexo masculino (70,7%). Os membros inferiores foram os locais mais afetados (33,7%). A maior parte dos acidentes envolveu serpentes não peçonhentas (76,1%). O gênero Bothrops foi o maior responsável pelos acidentes com serpentes peçonhentas (83%). Espera-se que os dados da casuística obtida sirvam de ferramenta para o planejamento de medidas de saúde voltadas para prevenção e atendimento mais adequado da população em estudo. .
Biblioteca responsável: BR1.1