Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Modelo intervenção em crise: a saúde mental como abordagem do cuidado de enfermagem no hospital geral / Modelo intervención en crisis: salud mental como enfoque del cuidado de enfermería en hospital general / Intervention pattern in crisis: mental health as a nursing care approach at a general hospital

Oliveira, Elias Barbosa; Kestenberg, Célia Caldeira Fonseca; Silva, Alexandre Vicente.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 5(1): 3176-3184, jan.-mar. 2013.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-686238
Testar e validar a aplicação da teoria Intervenção em Crise, como abordagem em saúde mental do cuidado a pacientes com HIV/AIDS no hospital geral.

Método:

Realizada a entrevista de ajudacomo atividade integrante da disciplina Saúde Mental, mediante um roteiro aplicado por alunos de graduação, no intuito de identificar as repercussões psicossociais da doença e traçar o plano terapêutico. Os achados resultaram daapresentação dos relatos pelos alunos eanálise documental de 144 instrumentos aplicados no período de 2006 a 2010.

Resultados:

A teoria foi validada por instrumentalizar o graduando a identificar as repercussõespsicossociais da doença; os mecanismos de enfrentamento adotados pelo paciente e construir o plano terapêutico.

Conclusão:

A teoria Intervenção em Crise é um recurso essencial na abordagem em saúde mental do paciente por propiciar a escuta, a catarse e minimizar a possibilidade de novas crises.
Biblioteca responsável: BR1208.1