Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado clinico em enfermagem: desenvolvimento de um conceito na perspectiva de reconstrução da pratica profissional / Atencion clinica en enfermeria: el desarrollo de un concepto en la perspectiva de la reconstruccion de la practica profesional / Clinical care in nursing: development of a concept in the perspective of professional practice reconstruction

Silveira, Lia Carneiro; Vieira, Alcivan Nunes; Monteiro, Ana Ruth Macedo; Miranda, Karla Correia Lima; Silva, Lucia de Fatima da.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 17(3): 548-554, Jul-Sep/2013.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-687775
A Enfermagem é uma práxis que tem se definido a partir de diferentes planos epistemológicos. Sua historicidade é marcada por construções e desconstruções. Neste percurso, o cuidado e a sua prática clínica assumem constituições atravessadas pelos interesses sociais, econômicos e ideológicos de cada época. Objetivamos, neste texto, refletir sobre a construção do plano conceitual do cuidado clínico em enfermagem, em uma perspectiva que permita o deslocamento do modelo epistêmico tradicional pautado no referencial biomédico e no modelo cartesiano de sujeito. Trata-se de uma reflexão teórica em que desenvolvemos este conceito, partindo das concepções adotadas nas linhas de pesquisa do Mestrado Acadêmico em Cuidados Clínicos em Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Finalizamos com a apresentação da proposta do Mestrado Acadêmico em Cuidados Clínicos da Universidade Estadual do Ceará, exemplificando como este conceito tem sido potencializador de suas produções na área da saúde e da enfermagem.
Biblioteca responsável: BR442.1