Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evolution of bacterial meningitis diagnosis in Sao Paulo State-Brazil and future challenges / Evolucao do diagnostico das meningites bacterianas no Estado de Sao Paulo-Brasil e os futuros desafios

Salgado, Maristela Marques; Goncalves, Maria Gisele; Fukasawa, Lucila Okuyama; Higa, Fabio Takenori; Paulino, Juliana Thalita; Sacchi, Claudio Tavares.
Arq. neuropsiquiatr ; 71(9B): 672-676, set. 2013. graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-688539
A meningite bacteriana (MB) é uma doença grave e ainda representa um sério problema de saúde pública, com altas taxas de morbidade e mortalidade. Os casos mais comuns de MB em todo o mundo, principalmente no Brasil, tem sido causados por Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae tipo b. Cultura bacteriana é a técnica padrão-ouro para a confirmação de MB, mas cerca de 50% dos casos suspeitos não são confirmados por cultura, devido a problemas relacionados ao transporte inadequado e semeadura ou antibioticoterapia prévia. Métodos imunológicos apresentam baixa sensibilidade e têm possibilidade de reações cruzadas. PCR em tempo real (qPCR) é uma técnica molecular e tem sido utilizada com êxito para o diagnóstico de MB no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, Brasil, desde 2007. A incorporação da qPCR na rotina de vigilância em Saúde Pública em nosso estado resultou na diminuição de 50% dos casos de MB indeterminadas. Nossos esforços estão focados na implementação da qPCR na rotina diagnóstica de MB em todo o Brasil.
Biblioteca responsável: BR1.1