Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Representações sociais de enfermeiras sobre a infecção hospitalar: implicações para o cuidar prevencionista / Nurses on social representation of hospital infection: implications for preventive care / Representaciones sociales de enfermeras sobre la infección hospitalaria: implicaciones para la prevención

Batista, Odinéa Maria Amorim; Moura, Maria Eliete Batista; Nunes, Benevina Maria Vilar Teixeira; Silva, Antonia Oliveira; Nery, Inez Sampaio.
Rev. enferm. UERJ ; 20(4): 500-506, out.-dez. 2012. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-688955
As infecções hospitalares apresentam-se como desafios para as autoridades governamentais, instituições e profissionais de saúde. O estudo qualitativo e exploratório objetivou apreender as representações sociais das infecções hospitalares e analisar como elas influenciam as práticas das enfermeiras. O cenário do estudo foi um hospital público de ensino, em Teresina-PI, e os sujeitos foram 22 enfermeiras do referido hospital. Os dados foram produzidos através de entrevista semiestruturada e observação participante e processados pelo software Alceste 4.8 e resultou numa classificação hierárquica descendente em três classes semânticas conhecimento frente à infecção hospitalar, práticas de prevenção da infecção hospitalar e relação da infecção hospitalar com a qualidade da assistência. Os resultados apontam o conhecimento das enfermeiras sobre o controle das infecções hospitalares, permeado de dificuldades e sentimentos de impotência diante das demandas do cotidiano do trabalho, com posicionamentos ora positivos, ora negativos sobre o enfrentamento de situações administrativas e técnicas, que nem sempre favorecem o controle das infecções hospitalares.
Biblioteca responsável: BR1366.1