Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Utilização do sistema de realizações governamentais por município (RGM) como ferramenta gerencial na SESAB: limites e potencialidades / Using the system of government achievements by municipality (RGM) as a management tool in SESAB: limits and potential / Uso del sistema de realizaciones gubernamentales por municipio (RGM) como herramienta de gestión en la SESAB: límites y posibilidades

Lima, Talita Aquira dos Santos; Jesus, Washington Luiz Abreu de; Cunha, Aline Oliveira Martins Cavalcanti; Santana, Sisse Figueredo.
Rev. baiana saúde pública ; 36(4)out.-dez. 2012. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-689448
O Sistema de Realizações Governamentais por Município (RGM) é destinado ao registro mensal das realizações do governo por municípios e configura-se como uma ferramenta gerencial disponível nas Secretarias do Estado da Bahia. Considerando o enfoque conceitual dos Triângulos de Governo e de Ferro da gestão, definidos no referencial de Carlos Matus, propõe-se como objetivo identificar os limites e as potencialidades do RGM como ferramenta gerencial para a cobrança e prestação de contas no processo de monitoramento da Secretaria da Saúde (Sesab) nos anos de 2010 e 2011. Para tanto, realizou-se uma análise documental, descritiva, de caráter exploratório, com base nos documentos disponíveis na Sesab atinentes ao sistema RGM. As potencialidades identificadas destacam características capazes de garantir a eficácia e qualificação do sistema de cobrança e prestação de contas de uma organização. Entre os limites verificados, identificou-se a subutilização do sistema RGM e de suas informações no processo de monitoramento da Sesab. Concluiu-se que, atendendo as potências apresentadas pelo sistema RGM, torna-se essencial estimular a adesão deste sistema para o acompanhamento dos compromissos e metas assumidos, incorporando-o como parte do processo de planejamento em saúde desenvolvido nesta instituição.
Biblioteca responsável: BR15.1