Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consequências e dificuldades da dependência química no âmbito familiar: uma revisão de literatura / Consequences and difficulties of chemical dependency in the family setting: a literature review

Maciel, Luciana Dagmar; Zerbetto, Sonia Regina; Filizola, Carmen Lúcia Alves; Dupas, Giselle; Ferreira, Noeli Marchioro Listos Andrade.
Rev. APS ; 16(2)abr. 2013.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-689502
A família é o primeiro e principal sistema afetado pela dependência química de um de seus membros, o que acarreta consequências na saúde dos familiares envolvidos, fragilização de suas relações e necessidade de intervenções terapêuticas.

Objetivo:

Descrever as consequências da dependência química no âmbito familiar e identificar as dificuldades enfrentadas pela família durante o tratamento do dependente químico.

Método:

revisão bibliográfica em base de dados LILACS e SciELO, de 2005 a 2010, com utilização de 20 artigos de periódicos, além de uma tese.

Resultados:

Os resultados apontaram que as famílias vivenciam problemas legais, econômicos, de interações sociais, violência e adoecimento físico e psíquico, o que as leva à dificuldade de engajamento no processo terapêutico e de como lidar com os sentimentos emergentes durante o tratamento.

Conclusão:

O profissional de saúde necessita de capacitação para o acompanhamento familiar e revisão de seus conceitos para instrumentalizar os familiares.
Biblioteca responsável: BR378.1