Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Gestantes portadoras de HIV/AIDS: aspectos psicológicos sobre a prevenção da transmissão vertical / Pregnant with HIV/AIDS: Psychological aspects related to the vertical transmission prevention / Gestantes portadoras de VIH/SIDA: Aspectos psicológicos sobre la prevención de la transmisión vertical

Cartaxo, Charmênia Maria Braga; Nascimento, Carlos Alberto Domingues do; Diniz, Cinthia Martins Menino; Brasil, Danyelle Rodrigues Pinheiro de Araujo; Silva, Iris Fátima da.
Estud. psicol. (Natal) ; 18(3): 419-427, jul.-set. 2013.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-690026
A gestação, em geral, repercute emocionalmente na mulher e, mais intensamente, quando associada a uma situação clínica comprometedora da saúde do filho, como na possibilidade de transmissão vertical do HIV. Nesse contexto, o presente estudo teve por objetivo investigar as significações subjetivas das gestantes portadoras de HIV sobre a realização das ações de prevenção da transmissão vertical. Para tanto, recorreu-se a uma investigação do tipo transversal, de natureza descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, da qual, segundo o critério de saturação do conteúdo, participaram 12 gestantes. Os resultados demonstraram que as gestantes têm dificuldades imediatas para aderir aos medicamentos antirretrovirais, relutância em aceitar a possível indicação do parto cesáreo e frustração, permeada por sentimentos de culpa, diante da impossibilidade de amamentação do filho. Observa-se, assim, a necessidade de ações de apoio socioemocional a serem desenvolvidas pelos profissionais de saúde, especialmente os psicólogos, para favorecer o enfrentamento da transmissão vertical.
Biblioteca responsável: BR1274.1