Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do crescimento e desenvolvimento de crianças institucionalizadas / Evaluation of growth and development of institutionalized children / Evaluación del crecimiento y desarrollo de niños institucionalizados

Chaves, Caroline Magna Pessoa; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Mendonça, Larissa Bento de Araújo; Custódio, Ires Lopes; Matias, Érica Oliveira.
Rev. bras. enferm ; 66(5): 668-674, set.-out. 2013. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-690671
O estudo objetivou avaliar o crescimento e desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos institucionalizadas. Abordagem descritiva, transversal e de natureza quantitativa. Foi realizado em um abrigo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado do Ceará, nos meses de março e abril de 2011. A amostra foi composta por 44 crianças. Prevaleceram crianças de sexo masculino (59,1%); faixa etária entre 24 a 72 meses (56,8%), e tempo de abrigamento superior a um ano (72,7%). Verificou-se que as crianças estavam na faixa de normalidade nutricional. Porém, 65,9% das crianças não alcançaram pelo menos um dos marcos do desenvolvimento propostos pelo Ministério da Saúde. O estudo possibilitou uma reflexão sobre como as crianças residentes em abrigos estão sendo assistidas pela equipe de saúde, tornando-se necessário realizar o acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento, a fim de intervir sobre as alterações encontradas.
Biblioteca responsável: BR1.1