Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Unfavorable institutional conditions to the presence of the caregiver: the viewpoint of nurses / Condições institucionais desfavoráveis à presença do acompanhante: a visão dos enfermeiros / Condiciones institucionales desfavorables a la presencia de lo acompañante: la visión de los enfermeros

Costa Júnior, Pedro Bernardino da; Carvalho, Isaiane da Silva; Macedo, Janile Bernardo Pereira de Oliveira.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 5(4): 671-680, out.-dez. 2013.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-691074

Objetivo:

Compreender as dificuldades encontradas por enfermeiros que atuam em maternidades, quanto à garantia da presença do acompanhante durante o parto.

Método:

Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 enfermeiros atuantes na assistência à parturiente em uma maternidade. A análise de dados se deu pelo método da Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados:

Identificou-se a categoria Aspectos institucionais relacionados à presença do acompanhante, apresentando os aspectos relacionados à realidade institucional que dificultam a garantia da presença do acompanhante no período parturitivo.

Conclusão:

A falta de apoio das instâncias administrativas quanto à implementação da lei, a estrutura física inadequada e a resistência por parte dos profissionais foram os pontos mais citados como empecilhos à ocorrência do parto acompanhado. No entanto, faz-se necessário buscar maneiras de transpor essas barreiras e garantir o direito conquistado.
Biblioteca responsável: BR1208.1