Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hard technology in the intensive care unit and the subjectivity of nursing workers / A tecnologia dura na unidade de terapia intensiva e a subjetividade dos trabalhadores de enfermagem / Tecnologia duro en la unidad de cuidados intensivos y la subjetividad de los trabajadores de enfermería

Tavares, Kelly Fernanda Assis; Torres, Paula Alves; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Pereira, Sandra Regina Maciqueira; Santos, Déborah Machado dos.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 5(4): 681-689, out.-dez. 2013.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-691075

Objetivos:

identificar a opinião dos trabalhadores de enfermagem sobre o uso da tecnologia dura no cotidiano de trabalho e descrever as repercussões do uso da tecnologia dura na dimensão subjetiva destes trabalhadores.

Método:

Pesquisa descritiva e qualitativa. Os dados foram coletados no período de setembro e outubro de 2010, por meio de entrevista semiestruturada e as informações foram tratadas pelo método de análise temática de conteúdo. Participaram do estudo 05 enfermeiros e 05 técnicos de enfermagem.

Resultados:

Os resultados mostraram aspectos positivos e negativos do uso da tecnologia dura e o impacto do uso desta tecnologia no contexto da Unidade de Terapia Intensiva.

Conclusão:

Concluí-se que as repercussões são multifatoriais na subjetividade do trabalhador e objetivamos que este trabalho impulsione novas pesquisas envolvendo a tecnologia dura e a saúde do trabalhador.
Biblioteca responsável: BR1208.1