Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing staff and the care devices in the childbirth process: focus on humanization / Equipe de enfermagem e os dispositivos de cuidado no trabalho de parto: enfoque na humanização / Equipo de enfermería y los dispositivos de cuidado en el trabajo de parto: enfoque en la humanización

Souza, Camila Maria de; Ferreira, Cintia Bastos; Barbosa, Nirliane Ribeiro; Marques, Juliana Freitas.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 5(4): 743-754, out.-dez. 2013.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-691082

Objetivo:

Conhecer os dispositivos que possibilitam a humanização do cuidado no cotidiano da equipe de enfermagem durante o processo de parturição.

Método:

Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma maternidade pública de Maceió/AL, Brasil. 15 profissionais da equipe de enfermagem participaram da pesquisa. Os dados foram coletados por meio da observação livre e da entrevista semiestruturada, sendo submetidos à análise de conteúdo categorial por temática, proposta por Bardin.

Resultados:

O acolhimento e vínculo estabelecido com a mulher, assim como as orientações fornecidas, remetem à mulher uma sensação de segurança e contribui favoravelmente para o processo de parturição. Também se evidencia que a satisfação profissional mostra-se como elemento importante para o desenvolvimento de um cuidado humanizado.

Conclusão:

A equipe de enfermagem tem papel importante no cuidado à mulher no processo de parturição, implementando dispositivos importantes na condução da integralidade da assistência.
Biblioteca responsável: BR1208.1