Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O ensino de graduação e os conteúdos teórico-práticos da saúde do trabalhador / Undergraduate education and the theoretical-practical contents of occupational health / Enseñanza de grado y contenidos teórico-prácticos de la salud del trabajador

Marques, Caroline Fonseca; Santos, Déborah Machado dos; Gonçalves, Fernanda Rodrigues; Fernandes, Marcela Costa; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira.
Rev. eletrônica enferm ; 14(3): 494-503, jul.-set. 2012.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-693821
Pesquisa qualitativa cujos objetivos foram identificar conteúdos teórico-práticos relacionados à Saúde do Trabalhador - ministrados no curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - e discutir enfoque, conteúdos, estratégias de ensino implementadas pelos docentes para desenvolvimento de competências e habilidades dos discentes relacionados a essa área de saber. Para coleta foram entrevistados com uso de formulário 29 acadêmicos do 7º período, e realizou-se análise documental. Utilizou-se análise temática do conteúdo como procedimento analítico. O estudo revelou entendimento dos discentes acerca do ensino referente aos conteúdos da Saúde do Trabalhador, os quais apontaram para uma diversidade de conteúdos desenvolvidos pela instituição. No entanto, a relação teoria/prática mostrou-se pouco clara, incipiente e fragilizada. Esse resultado sugere necessidade de aprofundamento da problemática, com incorporação da perspectiva do docente, no intuito de fortalecer formação do profissional enfermeiro no que se refere aos saberes relacionados à Saúde e Trabalho.
Biblioteca responsável: BR21.1