Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Diagnóstico de enfermagem falta de adesão em pacientes acompanhados pelo programa de hipertensão arterial / Nursing diagnosis noncompliance of patients being treated by the high blood pressure program

Altair Roriz Bertoletti, Alice Gabrielle de Sousa Costa, Francisca Bertilia Chaves Costa, Ana Railka de Souza Oliveira, Célida Juliana de Oliveira, Thelma Leite de Araújo.
Rev Rene (Online) ; 13(3): 623-631, 2012. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-693911
Pesquisa exploratória realizada de novembro/2010 a fevereiro/2011 com uma amostra de 38 sujeitos com hipertensão. Objetivou-se identificar o diagnóstico de enfermagem Falta de adesão em pacientes com hipertensão arterial acompanhados na atenção básica da cidade de Caucaia/Ceará. Os dados foram coletados por formulário baseado nas características definidoras e fatores relacionados do diagnóstico e submetidos à avaliação de duas enfermeiras para inferência diagnóstica. A maioria dos participantes era mulher, idosa, aposentada, com baixa escolaridade e renda familiar, presença de comorbidades e polifarmácia. Dos entrevistados, 36,8% apresentaram o diagnóstico estudado. As características mais presentes foram comportamento indicativo de falha na adesão e manejo inadequado do tratamento não medicamentoso e o fator mais percebido foi conhecimento deficiente para o seguimento do regime terapêutico medicamentoso e não medicamentoso. Conclui-se que o diagnóstico investigado foi bastante prevalente na população em questão, fato que pode contribuir para melhor nortear as ações do enfermeiro na atenção primária.
Biblioteca responsável: BR6.1