Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Water interaction with dental luting cements by means of sorption and solubility / Interação da água com cimentos dentais de acordo com a sorção e solubilidade

Chaves, Larissa Pinceli; Graciano, Fabiana Mezzaroba Ortenzi; Bim Júnior, Odair; Pedreira, Ana Paula Ribeiro do Vale; Manso, Adriana Pigozzo; Wang, Linda.
Braz. dent. sci ; 15(4): 29-35, 2012. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BBO | ID: lil-694456
A água contribui para a reação de presa dos cimentos auto adesivos, entretanto pode acelerar a sua degradação.

Objetivos:

O objetivo deste estudo foi comparar cimentos auto adesivos a outros cimentos resinosos e material ionomérico em relação à sorção de água (WS) e solubilidade (WSB). A hipótese nula foi de que não há diferença em relação a essas propriedades entre os materiais. Material e

métodos:

Oito espécimes de cada grupo (15 mm x 0,5 mm) foram preparados dos cimentos auto adesivos Biscem (BC) e RelyX Unicem (R), cimentos duais Bifix (BF), Allcem (A) e Enforce (E), cimentos químicos C&B (CB) e Cement Post (CP) e um cimento ionomérico Meron C (M) como grupo controle. Os produtos duais foram fotoativados sob um disco cerâmico de IPS Empress Esthetic (20 mm x 1,5 mm) e para os materiais de reação química, um intervalo de 15 min foi respeitado para a remoção do molde. A WS e WSB foram respectivamente calculadas como (m2-m3/V) e (m1-m3/V). Valores de massa m1, m2 and m3 foram determinadas pelos ciclos de dessecação, imersão em água e nova dessecação. Para cada propriedade, os dados foram analisados pelos testes de ANOVA a um critério e Tukey (p < 0.05).

Resultados:

O cimento ionomérico apresentou a maior WS, seguido dos cimentos auto adesivos. Os demais cimentos resinosos foram menos suscetíveis a WS. Nenhum material diferiu do outro quanto a WSB foi considerada, exceto por M, que apresentou a menor WSB.

Conclusões:

Cimentos auto adesivos foram mais suscetíveis a WS, uma vez que a água é essencial para sua reação de presa. Entretanto, seu WSB foi similar aos demais cimentos resinosos.
Biblioteca responsável: BR243.1