Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A ausência do eco glandular endocervical e a presença de sludge no líquido amniótico podem ser consideradas imagens ultrassonográficas preditivas de parto prematuro? / Absent cervical gland area and amniotic fluid sludge may be considered predictive ultrasound images of preterm birth?

Assunção, Tatiana Silva de; Bittar, Roberto Eduardo; Carvalho, Mário Henrique Burlacchini de; Francisco, Rossana Pulcineli Vieira; Zugaib, Marcelo.
Femina ; 41(1): 39-46, jan-fev. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-694477
A prematuridade ainda é um grande desafio para a Obstetrícia, sendo considerada a principal causa de morbidade e mortalidade neonatal, com repercussões importantes na infância. Apesar dos avanços da medicina, ainda falhamos muitas vezes em predizer e prevenir o parto prematuro. Novos marcadores surgem a cada dia na tentativa de melhorar o arsenal médico para a predição da prematuridade, entre eles a ausência do eco glandular endocervical e o sludge no líquido amniótico, vistos em avaliações ultrassonográficas transvaginais. Para avaliar os estudos disponíveis sobre esses novos métodos, este estudo de revisão da literatura pesquisou nas bases de dados MEDLINE, PubMed, SciELO, LILACS e Biblioteca Cochrane os descritores "cervical gland area", "amniotic fluid sludge", "sludge", "preterm", "preterm labor" e "preterm birth" e selecionou 12 artigos com base em sua relevância e metodologia. Apesar de vários estudos publicados sugerirem a aplicação desses marcadores, é difícil comparar os resultados apresentados, pois as populações avaliadas são muito diferentes, a casuística ainda é pequena e faltam avaliações com melhor nível de evidência. Até que se consiga realmente comprovar o benefício do uso isolado desses marcadores, podemos associar os métodos propostos com os já utilizados, como fibronectina fetal e comprimento cervical, para tentar diminuir o número de partos prematuros em nossa prática médica. (AU)
Biblioteca responsável: BR1.1