Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vulnerabilidade, empoderamento e conhecimento: memórias e representações de enfermeiros acerca do cuidado / Vulnerability, empowerment and knowledge: nurses' memories and representations concerning care

Santos, Érick Igor dos; Gomes, Antonio Marcos Tosoli.
Acta paul. enferm ; 26(5): 492-498, 2013. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-697575

OBJETIVO:

Analisar as interfaces entre conhecimento, vulnerabilidade e empoderamento presentes nas memórias e representações sociais acerca do cuidado de enfermagem a pessoas com HIV/Aids.

MÉTODOS:

Pesquisa qualitativa realizada com trinta enfermeiros de um hospital público.Adotou-se o referencial da abordagem processual da Teoria das Representações Sociais. As entrevistas semiestruturadas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática instrumentalizada pelo software Nvivo 9.0.

RESULTADOS:

A vulnerabilidade foi expressa no medo oriundo da sensação de despreparo, insegurança profissional e escassez de informações científicas. Já o empoderamento corporificou-se na busca por conhecimento científico, na aceitação da natureza do trabalho e no tempo de atuação profissional.

CONCLUSÃO:

Os dados apontam para um conjunto de interfaces complexas e um processo de naturalização da AIDS realizado pelos enfermeiros para adaptar suas práticas às transformações históricas inerentes à síndrome.
Biblioteca responsável: BR1.2