Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comunicacao terapeutica entre profissionais de saude e maes acompanhantes durante a hospitalizacao do filho / Comunicación terapéutica entre profesionales de la salud y madres acompañantes durante la hospitalización de su hijo / Therapeutic communication between health professionals and mothers accompanying children during inpatient treatment

Figueiredo, Sarah Vieira; Gomes, Ilvana Lima Verde; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; Monteiro, Ana Ruth Macêdo; Figueiredo, Juliana Vieira.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 17(4): 690-697, Sep-Dec/2013.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-697757
Este estudo objetivou descrever o processo de comunicação na orientação acerca do adoecimento e da hospitalização da criança por profissionais de saúde para mães acompanhantes.

MÉTODOS:

pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida em hospital público de referência pediátrica do Ceará, em agosto de 2011. Coletaram-se os dados por meio de entrevista semiestruturada e, pela técnica de análise de conteúdo temática, elencaram-se as categorias Necessidade da mãe de sentir-se bem informada; Profissionais de saúde que forneceram informações acerca do adoecimento da criança; Barreiras encontradas na comunicação entre o profissional de saúde e a mãe acompanhante.

RESULTADOS:

observou-se que todas as mães ansiavam receber informações sobre seus filhos, contudo, existiam alguns obstáculos na comunicação com os profissionais, como a linguagem técnica utilizada por estes.

CONCLUSÃO:

A partir do entendimento acerca da importância do fornecimento de informações para as acompanhantes, a equipe de saúde precisa aperfeiçoar sua atuação visando a uma comunicação terapêutica mais eficaz.
Biblioteca responsável: BR442.1