Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relation between voice disorders and work in a group of Community Health Workers / Relacao entre disturbio de voz e trabalho em um grupo de Agentes Comunitarios de Saude

Cipriano, Fabiana Goncalves; Ferreira, Leslie Piccolotto; Servilha, Emilse Aparecida Merlin; Marsiglia, Regina Maria Giffoni.
CoDAS ; 25(6): 548-556, 25/1jan. 2013. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-699832

OBJETIVO:

Analisar a relação entre distúrbio de voz e trabalho em um grupo de Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

MÉTODOS:

Participaram 65 ACS atuantes no município de São Paulo. Para a coleta de dados, elegeu-se a adaptação do questionário Condições de Produção Vocal - Professor (CPV-P). Foram verificados frequência autorreferida de distúrbio de voz; frequência de sintomas vocais; associação entre os três sintomas vocais mais citados e aspectos do ambiente e da organização do trabalho.

RESULTADOS:

Dos 65 (100%) ACS pesquisados, 37 (56,9%) autorreferiram apresentar distúrbio de voz. Os sintomas vocais mais citados foram garganta seca, cansaço ao falar e ardor na garganta. Houve associação significativa entre levar trabalho para casa, roubo de objetos pessoais, intervenção da polícia, violência contra os funcionários e o sintoma vocal garganta seca, não ter tempo para desenvolver todas as atividades, dificuldade para sair do trabalho, móveis inadequados, esforço físico intenso, roubo de material da UBS, manifestação de racismo e o sintoma vocal cansaço ao falar, poeira, insatisfação no trabalho, estresse no trabalho, depredações, problemas com drogas e o sintoma vocal ardor na garganta.

CONCLUSÃO:

Com base nos resultados obtidos, a hipótese inicial de associação entre o desenvolvimento do distúrbio de voz entre os pesquisados e as adversidades presentes no ambiente e na organização do seu trabalho foi confirmada. .
Biblioteca responsável: BR1.1