Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dialogando com adolescentes de grupos religiosos sobre HIV: desafios para a enfermagem / Talking with adolescents from religious groups about HIV: challenges for nursing / Diálogo con adolescentes de grupos religiosos acerca del VIH: retos para la enfermería

Ferreira, Adriana Gomes Nogueira; Vieira, Neiva Francenely da Cunha; Trasferetti, José Antonio; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Gubert, Fabiane do Amaral; Pinheiro, Patrícia Neyva da Costa.
Texto & contexto enferm ; 22(4): 952-960, out.-dez. 2013.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: lil-701527
Objetivou-se dialogar com adolescentes envolvidos em igrejas católicas sobre prevenção do HIV/aids, com base no pensamento de Paulo Freire. Desenvolveu-se pesquisa-ação, realizada em 2009 por meio do Círculo de Cultura, com 10 adolescentes integrantes de grupos da Renovação Carismática Católica. A análise e interpretação dos resultados privilegiaram a discussão conforme experiência vivida pelo grupo. Os adolescentes demonstraram inicialmente estranheza e desinteresse pela temática, sugerindo ampliar os espaços que contemplem a informação, além de utilizar o diálogo como ferramenta para possibilitar o debate sobre a infecção pelo HIV. Cabe à enfermagem conhecer as realidades dos sujeitos e utilizar metodologias emancipatórias que favoreçam o diálogo pautado na confiança, com vistas a fortalecer a relação de amizade e a adoção de comportamentos sexuais seguros e promotores da saúde.
Biblioteca responsável: BR17.1