Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Social representations of women in pregnancy, postpartum, and educational actions / Representaciones sociales de mujeres sobre embarazo, puerperio y acciones educativas / Representações sociais de mulheres sobre gravidez, puerpério e ações educativas

Rodrigues, Dafne Paiva; Guerreiro, Eryjosy Marculino; Ferreira, Márcia de Assunção; Queiroz, Ana Beatriz Azevedo; Barbosa, Delano Franco da Costa; Fialho, Ana Virginia de Melo.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 12(4)dez 21,2013. tab, ilus, graf
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-702949

Objetivo:

Compreender as representações sociais de puérperas sobre a educação em saúde no ciclo gravídico-puerperal.

Método:

Estudo descritivo norteado pela Teoria das Representações Sociais, desenvolvido em nove Centros de Saúde da Família de Fortaleza, Ceará. Os sujeitos da pesquisa foram usuárias cadastradas em um dos referidos centros, em período pós-parto, maiores de 18 anos, com no mínimo seis consultas pré-natal e uma consulta puerperal. Utilizou-se o Teste de Associação Livre de Palavras.

Resultados:

As primíparas associam ações educativas com educação familiar. Quanto às multíparas, têm em suas evocações representações das ações de saúde prestadas pelo médico, cursos e palestras. Discussão As multíparas passam por um processo de ressignificação da sua experiência após as consultas. Impõe-se o saber científico e desvaloriza-se o saber popular.

Conclusão:

É preciso ressignificar as ações educativas para que sejam entendidas como veículo de construção de saberes, rompendo a tradicional concepção de transmissão e reprodução.
Biblioteca responsável: BR1342.1