Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Results of medium-term survival in patients undergoing cardiac transplantation: institutional experience / Resultados de sobrevida a médio prazo em pacientes submetidos ao transplante cardíaco: experiência de uma instituição

Custódio, Ires Lopes; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Silva, Viviane Martins da; Santos Neto, João David; Martins, Maria do Perpétuo Socorro; Oliveira, Samya Coutinho de.
Rev. bras. cir. cardiovasc ; 28(4): 470-476, out.-dez. 2013. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-703114

INTRODUÇÃO:

O transplante cardíaco transformou-se em terapêutica consagrada para os doentes com insuficiência cardíaca em fase terminal, melhorando cada vez mais a sobrevida.

OBJETIVO:

identificar os resultados de sobrevida a médio prazo em pacientes submetidos ao transplante cardíaco.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo descritivo, documental e retrospectivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido em uma Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca, de um hospital público de nível terciário, situado em Fortaleza, CE, Brasil. Os dados foram obtidos a partir de uma amostra de 188 pacientes (154 homens e 34 mulheres), submetidos ao transplante cardíaco, no período de outubro de 1997 a março de 2011. As taxas de sobrevida foram calculadas com base nos métodos de Kaplan-Meyer.

RESULTADOS:

Identificaram-se informações sobre o sexo do paciente (81,91% masculino), diagnóstico médico que determinou o transplante cardíaco (miocardiopatias idiopática 23,98%, isquêmica 23,4% e chagásica 17,02%). A mediana da idade dos pacientes foi 48 anos (Intervalo interquartílico = 17,25 anos) e a mediana do período de observação foi de 877 dias. Nesse período, 78 pacientes morreram, resultando em razões de sobrevida de 72%, 59% e 47% após 1, 5 e 9 anos do transplante cardíaco, respectivamente. Os pacientes mais jovens apresentaram maior tempo de sobrevida (P=0,0418).

CONCLUSÃO:

A sobrevida em médio prazo de pacientes submetidos ao transplante cardíaco é significativa, especialmente para os pacientes mais jovens.
Biblioteca responsável: BR1.1