Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adesao a terapia antirretroviral e suas representacoes para pessoas vivendo com HIV/AIDS / Adhesión al tratamiento antirretroviral y sus representaciones por personas que viven con VIH/SIDA / Adherence to antiretroviral therapy and its representations for people living with HIV/AIDS

Paschoal, Eduardo Pereira; Santo, Caren Camargo do Espírito; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Santos, Érick Igor dos; Oliveira, Denize Cristina de; Pontes, Ana Paula Munhen de.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 18(1): 32-40, Jan-Mar/2014. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-704655
Neste estudo objetivou-se analisar o processo de adesão à terapia antirretroviral e suas representações sociais para pessoas que vivem com HIV/AIDS. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e descritiva, elaborado à luz da Teoria das Representações Sociais. Participaram 30 pessoas em tratamento ambulatorial para HIV/AIDS em um hospital público do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo temática. Observa-se que os eventos adversos decorrentes da terapia, o medo de ter a soropositividade revelada e o fato de não se perceber doente implicam o abandono da terapia, e que o amparo profissional e familiar é essencial para a que a pessoa prossiga com a terapia. Conclui-se que o processo de adesão evidencia um processo de mudanças simbólicas, do início do tratamento até sua estabilização, expresso em atitudes e imagens da doença, do vírus e dos medicamentos.
Biblioteca responsável: BR442.1