Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estrategias para promover seguranca do paciente: da identificacao dos riscos as praticas baseadas em evidencias / Estrategias para promover la seguridad del paciente: desde la identificación de riesgos hasta las prácticas basadas en evidencias / Strategies for promoting patient safety from the identification of the risks to the evidence-based practices

Oliveira, Roberta Meneses; Leitao, Ilse Maria Tigre de Arruda; Silva, Lucilane Maria Sales da; Figueiredo, Sarah Vieira; Sampaio, Renata Lopes; Gondim, Marcela Monteiro.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 18(1): 122-129, Jan-Mar/2014.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-704662
O objetivo deste estudo foi identificar e analisar estratégias para promover a segurança do paciente na perspectiva de enfermeiros assistenciais.

Métodos:

Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido em hospital público de Fortaleza - CE. A coleta de dados procedeu-se mediante entrevista semiestruturada com 37 enfermeiros, analisada segundo o referencial da análise de conteúdo. As estratégias identificadas para promoção da segurança do paciente foram apresentadas em três categorias 1. Identificação dos principais riscos relacionados à assistência de enfermagem, 2. Incorporação de práticas seguras e baseadas em evidências e 3. Levantamento de barreiras e oportunidades para um cuidado seguro.

Resultados:

Os participantes identificaram riscos físicos/químicos, clínicos, assistenciais e institucionais, além de barreiras e oportunidades que implicam na (in) segurança do paciente. Por outro lado, referiram práticas embasadas em metas internacionais divulgadas pela Organização Mundial de Saúde.

Conclusão:

Sugere-se a inclusão e a participação ativa destes profissionais em uma gestão compartilhada para a implantação da cultura de segurança. .
Biblioteca responsável: BR442.1